PROPOSTA DE ACORDO COM OS PCN - PARÂMETROS CURICULARES NACIONAIS - ENSINO MÉDIO
PLANEJAMENTO
PARTE I
ÁREA: Linguagens, Códigos e suas tecnologias
Competências que deverão ser desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem, ao longo do Ensino Médio.
* Esta proposta define os limites sem os quais o aluno desse nível teria dificuldades para prosseguir os estudos e participar da vida social.
- Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
- Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção (intenção, época, local, interlocutores participantes da criação e propagação de ideias e escolhas).
- Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
- Respeitar e preservar as diferentes manifestações da linguagem utilizadas por diferentes grupos sociais, em suas esferas de socialização; usufruir do patrimônio nacional e internacional, com suas diferentes visões de mundo; e construir categorias de diferenciação, apreciação e criação.
- utilizar-se das linguagens como meio de expressão, informação e comunicação em situações intersubjetivas, que exijam graus de distanciamento e reflexão sobre os contextos e estatutos de interlocutores; e saber colocar-se como protagonista no processo de produção/recepção.
- Compreender e usar a Língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização de mundo e da própria identidade.
- Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.
- Entender os princípios das tecnologias da comunicação e da informação, associá-las aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte e aos problemas que se propõem a solucionar.
- Entender o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
- Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para a sua vida.
PARTE I
- Conhecendo e analisando os textos do cotidiano
HABILIDADES ESPECÍFICAS:
- Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.
- Relacionar as variedades lingüísticas a situações específicas de uso social.
- Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
- Identificar os elementos que concorrempara a progressão temática e para a organização
e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos. - Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.
- Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da
identidade nacional. - Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
- Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
- Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.
- Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
OBJETOS DO CONHECIMENTO (conteúdos):
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA A REVISÃO
- REVISÃO DE CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO
- Linguagem e socialização
- linguagem verbal e linguagem não verbal
- Os signos visuais
- O signo linguístico
- Linguagem, língua e fala
- Gramática natural e gramática normativa
- linguagem e enunciação
- Variantes linguísticas: dialetos e registros
- Linguagem, língua e cultura
- A adequação
- Escrita e oralidade
- As conversações
- ESTUDO DE CRÔNICAS
- ACENTUAÇÃO GRÁFICA
- GRAFIA DE PALAVRAS
2. O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E OS SEUS ELEMENTOS
- ACENTUAÇÃO GRÁFICA
- GRAFIA DE PALAVRAS
2. O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E OS SEUS ELEMENTOS
- O processo de comunicação
- As competências dos participantes
- Recursos Textuais para a montagem da mensagem
- A intencionalidade
- A referência situacional
- A referência extratextual
- Relações anafóricas e catafóricas
- Os gêneros textuais
- Os tipos textuais
- Os tipos textuais e suas gramáticas
- Sequências textuais
- Ler é atribuir sentidos
- Atribuindo sentido aos textos verbais
- A inferência
- O primeiro contato com o texto
- Objetivos para a leitura
- As informações sobre o texto
- O título e as expectativas em relação ao texto
- A leitura e a produção de textos
- Mecanismos de seleção e combinação
- As funções da linguagem
- Função referencial - mensagem centrada na informação
- Função conativa - a mensagem centrada no interlocutor
- Função fática - testando o canal
- Função metalinguística - a mensagem centrada no código
- Função emotiva - o texto em primeira pessoa
- Função poética - seleção e arrumação das palavras
- Texto e hipertexto
- Relações intertextuais
- Intertextualidade referencial
PARTE II
- Conhecendo e analisando as estruturas gramaticais dos textos
- Fonemas
- Letras e dígrafos
- O alfabeto
- Dígrafos
- Alfabeto fonético
- Classificação dos fonemas
- Vogal
- Consoante
- Semivogal
- Sílabas, encontros vocálicos e consonantais
- Divisão silábica
- Ortografia
- Homônimos, homógrafos, homófonos, paônimos
- O fonema /$/ pode ser representado por X ou CH
- O fonema /!/ pode ser representado por J ou G
- O fonema /z/ pode ser representado por S, Z ou X
- Dígrafo SS
- Cê-cedilha
- A letra H
- Emprego do hífen
- Hífen com prefixos
- grafia de estrangeirismos
- A tonicidade
- Sílaba tônica
- Acento tônico e acento gráfico
- Acentuação, ortoepia e prosódia
- Regras de acentuação gráfica
- Acentuação dos proparoxítonos
- Acentuação dos oxítonos
- Acentuação dos paroxítonos
- Acentuação dos monossílabos
- Acentuação dos ditongos
- Acentuação dos hiatos
- Acento diferencial
- Trema
- Acentuação de algumas formas verbais
4. ESTRUTURA DAS PALAVRAS
- Estrutura e processos de formação de palavras.
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PARTE III
PRODUÇÃO DE TEXTOS
1. Relatório técnico de acordo com as normas da ABNT
- Capa
- Sumário
- Introdução
- Desenvolvimento
- Conclusão
2. Gêneros textuais vinculados à Narração:
- ESTUDO DE CRÔNICAS
- Crônica
- Conto
3. Atividade de produção escrita:
- Relatório
- Notícia
- Reportagem
- Conto
- Crônica
LEITURAS OBRIGATÓRIAS - 2º TRIMESTRE
CRONISTAS BRASILEIROS
1.
Carlos
Drummond de Andrade
·
Caso de Canário
·
O Dono
·
Domingo na Estrada
·
Areia Branca
·
O Outro Marido
·
Entre a orquídea e o presépio
2.
Fernando Sabino
·
Menino
·
Quem matou a irmã Geórgia
·
A quem
tiver carro
·
A vingança da porta
·
A invenção da Laranja
·
O tapete persa
3.
Manuel Bandeira
·
Lenine
·
O Místico
·
Reis Vagabundos
·
Golpe do Chapéu
·
O Fantasma
·
O Bar
4.
Paulo
Mendes Campos
·
Meu reino por um pente
·
O Despertar da Montanha
·
O Médico e o Monstro
·
Fábula eleitoral para crianças
·
Duas Damas Distintas
·
O homem que odiava ilhas
5.
Rachel
de Queirós
·
Os Revoltosos
·
Casa de Farinha
·
Rapadura
·
Miss
·
As Duas Mortes
·
A Arte de Ser Avó
6.
Rubem
Braga
·
O Sino de Ouro
·
Uma Lembrança
·
Partilha
·
A Primeira Mulher do Nunes
·
História Triste de Tuim
·
Homem do Mar
LEITURA OBRIGATÓRIA - 3º TRIMESTRE
O Alienista - Machado de Assis
DE LÍNGUA PORTUGUESA
1º) Avaliação Diária:
Realizada durante os encontros semanais (escolhidos pelo professor) , levando em consideração:
Realizada durante os encontros semanais (escolhidos pelo professor) , levando em consideração:
- Pontualidade : horário de entrada nos períodos de LP;
- Assiduidade: frequência regular às aulas de LP;
- Participação oral e escrita: realização das tarefas solicitadas;
- Atitudes: interesse, boa vontade, respeito: aos colegas, professores, às normas escolares.
PS: O aluno receberá a cada encontro escolhido pelo professor um bônus de acordo com a sua atuação naquele momento da avaliação. O descumprimento de qualquer item implicará em desconto na avaliação diária. A pontuação arrecadada por cada aluno será convertida em uma das avaliações finais do trimestre e colaborarão na formação do conceito trimestral.
2º) Avaliação escrita sobre os conteúdos estudados;
3º) Avaliação por meio de trabalhos sobre os conteúdos estudados.
4º) Avaliação do caderno ou diário de Língua Portuguesa, contendo o registro de cada encontro e as tarefas desenvolvidas em classe. Os exercícios , mesmo que postados no blog, deverão ser resolvidos no caderno, e as questões copiadas ou impressas, também no caderno.
Avaliação Emancipatória
orientações para os pais e os alunos
A avaliação caracteriza-se como um processo contínuo, participativo e interativo. O ato educativo é percebido como um todo, onde ensino e aprendizagem ocorrem simultaneamente, onde avaliação e recuperação fazem parte desse processo, acontecendo, permanentemente, num mesmo tempo pedagógico, uma vez que são partes indissociáveis do processo, cujo compromisso maior é a aprendizagem.
A avaliação é diária, contínua e participativa.
- CSA – Conhecimento Satisfatório de Aprendizagem. O aluno alcançou os objetivos de todas as disciplinas da área de conhecimento. (De 80% a 100%)
- CPA – Conhecimento Parcial de Aprendizagem.O aluno encontra dificuldades em alcançar os objetivos de todas ou de alguma(s) disciplinas da área de conhecimento. (De 60% a 79%)
- CRA – Conhecimento Restrito de Aprendizagem. O aluno não alcançou os objetivos de todas ou de alguma(s) disciplinas da área de conhecimento. (Até 59%)
Os registros são efetuados conforme a seguinte configuração:
1. Durante o ano letivo
- CSA
- CPA = Faz PPDA (Independente do número de áreas)
- CRA = Faz PPDA (Independente do número de áreas)
- CSA = APROVADO
- CPA = Em UMA área (APROVADO com PP/PPDA realizada no ano seguinte)
- CRA = Em UMA área = CPA (APROVADO com PP/PPDA)
- CRA = Em DUAS ou mais áreas = REPROVADO
- CPA = Em DUAS ou mais áreas = REPROVADO
- PPDA = Projeto Político-pedagógico de apoio - é o instrumento norteador dos estudos de recuperação.
- PP = Progressão Parcial de Aprendizagem - após estudos de recuperação e reprovação em uma área do conhecimento o aluno avança para o ano seguinte com PP.
ÁREAS DO CONHECIMENTO
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
CONSELHO DE CLASSE FINAL
- Os professores nas áreas de conhecimento analisarão a evolução dos alunos na área e nas disciplinas durante o ano letivo (1º Trimestre, 2º Trimestre e 3º Trimestre);
- Após esta análise individual de cada aluno, a área dará um conceito final (envolvendo os pareceres dos três Trimestres). É este conceito que determinará a aprovação ou a reprovação do aluno.
EXEMPLO
AVALIAÇÃO ENTRE PERÍODOS
- É necessário aguardar uma definição de calendário da 12ª CRE.
- O aluno que reprovar em dezembro de 2017, o ano letivo dele ficará em aberto até a avaliação entre períodos;
- O aluno reprovado, e que tem direito a fazer a avaliação entre períodos, receberá em dezembro, junto com seu boletim de desempenho: Relação de conteúdos e objetivos que não alcançou na(s) área(s) reprovada(s); e como acontecerá a avaliação (Exemplo: prova escrita, prova oral, banca, projeto de pesquisa, etc).
PARA OS ALUNOS DO 3º ANO
- Conforme Regimento escolar, aprovado pela SEDUC, o aluno do 3º ano reprovado em UMA área de conhecimento, deverá no ano seguinte cursar a área reprovada, durante todo o ano letivo, nos horários normais ofertados das disciplinas. Este aluno não tem o direito de fazer a Avaliação entre períodos. (este processo de chama Estudos Prolongados de Recuperação).
- O aluno do 3º ano que reprovar em duas DUAS ou mais áreas de conhecimento poderão realizar a Avaliação entre períodos. Podendo obter aprovação total ou Estudos Prolongados de Recuperação.
ALGUNS LIVROS UTILIZADOS PARA A PRODUÇÃO DO BLOG:
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