LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO PROFESSORA LUZA MAI Língua Portuguesa: ESTUDO DE CRÔNICAS

sexta-feira, 3 de março de 2017

ESTUDO DE CRÔNICAS



Objetivos:

·         Aproximar-se do gênero crônica;
·         Identificar a diversidade de estilo e linguagem entre autores e épocas diferentes;
·         Distinguir o tom de lirismo, ironia, humor ou reflexão em diferentes crônicas;
·         Ler crônicas escritas nos séculos XIX, XX e XXI.



O QUE É CRÔNICA?

A crônica é um gênero que tem relação com a ideia de tempo e consiste no registro de fatos do cotidiano em linguagem literária, conotativa.
A origem da palavra crônica é grega, vem de chronos (tempo), é por isso que uma das características desse tipo de texto é o caráter contemporâneo.
A crônica pode receber diferentes classificações:

a lírica, em que o autor relata com nostalgia e sentimentalismo;
a humorística, em que o autor faz graça com o cotidiano;
a crônica-ensaio, em que o cronista, ironicamente, tece uma crítica ao que acontece nas relações sociais e de poder;
a filosófica, reflexão a partir de um fato ou evento;
- e jornalística, que apresenta aspectos particulares de notícias ou fatos, pode ser policial, esportiva, política etc.

FOCO NARRATIVO

  • NARRADOR ONISCIENTE - Narrativa em 3ª pessoa. É o narrador observador.
  • NARRADOR ONIPRESENTE - Narrativa em 1ª pessoa. É o narrador-personagem.

A última crônica

Fernando Sabino
A caminho de casa, entro num botequim da Gávea para tomar um café junto ao balcão. Na realidade estou adiando o momento de escrever. A perspectiva me assusta. Gostaria de estar inspirado, de coroar com êxito mais um ano nesta busca do pitoresco ou do irrisório no cotidiano de cada um. Eu pretendia apenas recolher da vida diária algo de seu disperso conteúdo humano, fruto da convivência, que a faz mais digna de ser vivida. Visava ao circunstancial, ao episódico. Nesta perseguição do acidental, quer num flagrante de esquina, quer nas palavras de uma criança ou num acidente doméstico, torno-me simples espectador e perco a noção do essencial. Sem mais nada para contar, curvo a cabeça e tomo meu café, enquanto o verso do poeta se repete na lembrança: “assim eu quereria o meu último poema”. Não sou poeta e estou sem assunto. Lanço então um último olhar fora de mim, onde vivem os assuntos que merecem uma crônica.
Ao fundo do botequim um casal de pretos acaba de sentar-se, numa das últimas mesas de mármore ao longo da parede de espelhos. A compostura da humildade, na contenção de gestos e palavras, deixa-se acrescentar pela presença de uma negrinha de seus três anos, laço na cabeça, toda arrumadinha no vestido pobre, que se instalou também à mesa: mal ousa balançar as perninhas curtas ou correr os olhos grandes de curiosidade ao redor. Três seres esquivos que compõem em torno à mesa a instituição tradicional da família, célula da sociedade. Vejo, porém, que se preparam para algo mais que matar a fome.
Passo a observá-los. O pai, depois de contar o dinheiro que discretamente retirou do bolso, aborda o garçom, inclinando-se para trás na cadeira, e aponta no balcão um pedaço de bolo sob a redoma. A mãe limita-se a ficar olhando imóvel, vagamente ansiosa, como se aguardasse a aprovação do garçom. Este ouve, concentrado, o pedido do homem e depois se afasta para atendê-lo. A mulher suspira, olhando para os lados, a reassegurar-se da naturalidade de sua presença ali. A meu lado o garçom encaminha a ordem do freguês. O homem atrás do balcão apanha a porção do bolo com a mão, larga-o no pratinho - um bolo simples, amarelo-escuro, apenas uma pequena fatia triangular.
A negrinha, contida na sua expectativa, olha a garrafa de Coca-Cola e o pratinho que o garçom deixou à sua frente. Por que não começa a comer? Vejo que os três, pai, mãe e filha, obedecem em torno à mesa um discreto ritual. A mãe remexe na bolsa de plástico preto e brilhante, retira qualquer coisa. O pai se mune de uma caixa de fósforos, e espera. A filha aguarda também, atenta como um animalzinho. Ninguém mais os observa além de mim.
São três velinhas brancas, minúsculas, que a mãe espeta caprichosamente na fatia do bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore e sopra com força, apagando as chamas. Imediatamente põe-se a bater palmas, muito compenetrada, cantando num balbucio, a que os pais se juntam, discretos: “Parabéns pra você, parabéns pra você...”. Depois a mãe recolhe as velas, torna a guardá-las na bolsa. A negrinha agarra finalmente o bolo com as duas mãos sôfregas e põe-se a comê-lo. A mulher está olhando para ela com ternura — ajeita-lhe a fitinha no cabelo crespo, limpa o farelo de bolo que lhe cai ao colo. O pai corre os olhos pelo botequim, satisfeito, como a se convencer intimamente do sucesso da celebração. Dá comigo de súbito, a observá-lo, nossos olhos se encontram, ele se perturba, constrangido — vacila, ameaça abaixar a cabeça, mas acaba sustentando o olhar e enfim se abre num sorriso.
Assim eu quereria minha última crônica: que fosse pura como esse sorriso.
(Elenco de cronistas modernos. 21ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005)


ASSISTA AO VÍDEO DA CRÔNICA E ANOTE AS IMPRESSÕES QUE TEVE ANTES E DEPOIS DE ASSISTI-LO:






RESPONDA

1-   Que sentimentos ou emoções a crônica nos despertou?
2-    A linguagem era atual? (Analise o jeito de narrar que o cronista utilizou para captar o acontecimento e provocar reflexão e/ou crítica: adotou um tom sério, compenetrado; usou humor, fez rir; foi irônico, insinuando que as palavras dele significavam o contrário do que diziam; ou valeu-se de lirismo, fazendo comparações e metáforas poéticas.

3-   Qual o assunto?
4-   O autor fazia parte da situação narrada ou estava como observador, de fora? 
5-  O que é  uma crônica?
6-  Há um elemento surpresa na crônica? Qual?
7-  Como o cronista fez o desfecho? Que impressão esse desfecho lhe causou?


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ESTUDO DE CRÔNICAS

Notícia de Jornal
Fernando Sabino
Leio no jornal a notícia de que um homem morreu de fome. Um homem de cor branca, 30 anos presumíveis, pobremente vestido, morreu de fome, sem socorros, em pleno centro da cidade, permanecendo deitado na calçada durante 72 horas, para finalmente morrer de fome.
Morreu de fome. Depois de insistentes pedidos e comentários, uma ambulância do Pronto Socorro e uma radiopatrulha foram ao local, mas regressaram sem prestar auxílio ao homem, que acabou morrendo de fome. Um homem que morreu de fome.
Um homem que morreu de fome. O comissário de plantão (um homem) afirmou que o caso (morrer de fome) era da alçada da Delegacia de Mendicância, especialista em homens que morrem de fome. E o homem morreu de fome.
O corpo do homem que morreu de fome foi recolhido ao Instituto Anatômico sem ser identificado. Nada se sabe dele, senão que morreu de fome.
Um homem morre de fome em plena rua, entre centenas de passantes. Um homem caído na rua. Um bêbado. Um vagabundo. Um mendigo, um anormal, um tarado, um pária, um marginal, um proscrito, um bicho, uma coisa - não é um homem.
RESPONDA:
  • Qual é o assunto do texto?
  • Como era o homem que morreu de fome?
  • Alguém ajudou esse homem?
  • Quem era o homem que morreu?
  • É possível identificar a opinião do autor a respeito desse acontecimento?
  • Qual é, na sua opinião, o sentimento do autor quanto ao fato de um homem morrer de fome na rua?
  • No texto fica evidente como o autor ficou sabendo dessa notícia. Como ele se informou desse fato?
  • O que as autoridades fizeram diante desse acontecimento?
  • Por que o autor repete várias vezes que o homem morreu de fome?

LEIA A  NOTÍCIA ABAIXO

HOMEM MORRE DE FOME NO CENTRO DA CIDADE

Um homem de cor branca, 30 anos presumíveis, pobremente vestido, morreu de fome ontem, no centro da cidade, depois de ter permanecido por setenta e duas horas deitado na calçada. Uma ambulância do Pronto Socorro e uma radiopatrulha, chamadas insistentemente por comerciantes instalados nas proximidades, nada fizeram, alegando que o caso fugia às suas atribuições, era da alçada da Delegacia de Mendicância. O corpo foi recolhido ao Instituto Médico Legal, onde aguarda identificação.
(Notícia retirada do livro: Português: uma proposta para o Letramento. Livro 7. Autora: Magda Soares)
  • Qual a semelhança entre os textos lidos?
  • Quais as diferenças entre os textos lidos?

  • Imaginem a situação: uma mulher é agredida na rua por um homem e ninguém a defende. 
A partir desse fato e das considerações acerca das características da crônica,  escreva  uma crônica, contando, de forma mais detalhada, o acontecimento acima, deixando transparecer uma certa opinião.
Para tanto, é importante que  apresente na crônica:
  1. Identidade da mulher
  2. Quando e onde o fato ocorreu.
  3. Por que ninguém a defendeu.
  4. Como a mulher ficou após a agressão.
  5. O que aconteceu no final.

Esse texto poderá conter quatro parágrafos, sendo importante lembrar que o primeiro deve apresentar o fato ocorrido e os demais devem fornecer mais detalhes, ainda contendo comentários de forma não explícita, de acordo com as opiniões dos alunos.


  

Título e autor








Época:
Palavras
daquele
tempo








Tema ou
assunto

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Foco narrativo




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Personagens
(caracterização)

















   TOM
 (humor, ironia, lirismo, crítica)
Exemplifique.











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