Ortografia
1. Atenção para as
palavras:
por cima
devagar
depressa
de repente
por isso
devagar
depressa
de repente
por isso
Agora, empregue-as nas
frases:
a)....................... uma bola atingiu o cenário e o derrubou.
b)
Bem...........................o povo começou a se retirar.
c) O rei descobriu a
verdade,............................ficou irritado.
d) Faça sua
tarefa........................, para podermos ir ao dentista.
e)
......................... de sua vestimenta real, o rei usava um manto.
2. Veja:
Esta a par ou Está
ao par ?
Na linguagem culta, a ideia
de “estar ciente de alguma coisa” é trazida por “estar a par” e não por “estar
ao par”.
Em vez de dizer
|
Deve-se dizer
|
Estamos ao par dos
fatos
|
Estamos a par dos
fatos
|
O rei ficou ao
par dos acontecimentos
|
O rei ficou a
par dos acontecimentos.
|
3. Observe: pegar ele -
pegá-lo
Faça o mesmo:
fazer ele:
ver ele:
partir ele:
conhecer ele:
dividir ele:
lançar ele:
cobrir ele:
sujar ele:
proteger ele:
criar ele:
resolver ele:
4. Acentuação dos
verbos:
Singular
|
Plural
|
Ele tem
|
Eles têm
|
Ele lê
|
Eles LEEM
|
Ele contém
|
Eles contêm
|
Ele vem
|
Eles vêm
|
Que ele dê
|
Que eles DEEM
|
Ele obtém
|
Eles obtêm
|
Ele crê
|
Eles CREEM
|
Ele vê
|
Eles VEEM
|
Passe para o plural:
a) Ele não crê naquilo
que não vê.
R.
b) Ele não tem licença
para entrar no clube.
R.
c) O fiscal vem amanhã.
R.
d) Ela não crê na bondade
do distinto.
R.
e) Quero que você dê
licença para ele.
R
5. Aprender e
apreender
Aprender = tomar conhecimento de.
Ex. O menino aprendeu a lição.
Ex. O menino aprendeu a lição.
Apreender = prender.
Ex. O fiscal apreendeu a carteirinha do menino.
Ex. O fiscal apreendeu a carteirinha do menino.
Forme frases
a) aprender:
b) apreender:
6. MAU e MAL
MAU - adjetivo - contrário de
BOM
mau comportamento mau caráter.
Ex. O menino teve um mau comportamento na escola.
mau comportamento mau caráter.
Ex. O menino teve um mau comportamento na escola.
MAL - advérbio - contrário de
BEM
mal-educado mal orientado
Ex. É um menino mal-educado .
mal-educado mal orientado
Ex. É um menino mal-educado .
Use mal ou mau:
a) Caiu
de..................jeito.
b) Antes só do que
...............acompanhado
c)
Calção..........................feito.
d) Não leves a
.............o que o fiscal disse.
e) Que
fiscal................-educado.
f) Não lhes
dês....................conselho!
g) Um
....................colega procede................e é ..............amigo.
h) O caso está
.................... contado.
i) Ele
.................sabe o que o espera.
j) Pratique o bem e evite
o ......................... .
7. Use -no, -na,
-nos, -nas
Veja:
Roubaram a carteirinha
.
Roubaram-na.
Roubaram-na.
Faça o mesmo:
a) Levaram minha pasta
.
R.
b) Devolveram os
documentos.
R.
c) Pediram a opinião .
R.
d) Olhem os meninos .
R.
e) Abriram o clube .
R.
f) Seguraram as bolsas
.
R.
8. -ISAR ou -IZAR?
Veja:
aviso - avisar
moderno - modernizar
análise - analisar
civil - civilizar
moderno - modernizar
análise - analisar
civil - civilizar
• Usamos ISAR nos
verbos cuja palavra primitiva possui S.
Ex. aviso - avisar
Cuidado: síntese - sintetizar/ catequese - catequizar/ batismo - batizar
Ex. aviso - avisar
Cuidado: síntese - sintetizar/ catequese - catequizar/ batismo - batizar
• Usamos IZAR no
outros casos.
Forme novas palavras
usando ISAR ou IZAR:
análise:
pesquisa:
anarquia:
canal:
civilização:
9. Uso do H
Use o h, quando
necessário.
ábil
|
álito
|
||
arém
|
aver
|
||
esitar
|
oje
|
||
orário
|
óspede
|
||
humano
|
espanhol
|
||
iate
|
úmido
|
||
10. Haja ou aja
HAJA - do verbo haver - É
preciso que não haja descuido.
AJA - do verbo agir - Aja com cuidado, Carlinhos.
AJA - do verbo agir - Aja com cuidado, Carlinhos.
Use haja ou aja para
completar as orações:
a) ............. com
atenção para que não............ muitos erros.
b) Talvez................
greve; é preciso que................... cuidado e atenção.
c) Desejamos que
.................... fraternidade nessa escola.
d) .............. com
docilidade, meu filho!
11. Comprimento
e cumprimento
Complete corretamente:
a)
O.................................... de seu vestido está fora de moda.
b) O....................................
do amigo foi muito frio e distante.
c) Talvez
o............................................. do terreno não seja ideal para a
construção de um asilo.
d) Quero
um...................................... cordial e festivo quando o presidente
do orfanato chegar.
12. Meio-dia e
meia
É certo dizer “meio-dia e
meia”.
O termo meia se refere à palavra feminina hora , que está subentendida.
Ao dizermos meio-dia e meia queremos dizer: meio-dia mais meia hora.
O termo meia se refere à palavra feminina hora , que está subentendida.
Ao dizermos meio-dia e meia queremos dizer: meio-dia mais meia hora.
Complete corretamente com
meio-dia e meia:
a) A excursão sairá da
escola ao..................................em ponto.
b) O relógio está
marcando exatamente....................................... .
13. Errara e
errará
ER - RA - RA - é
uma palavra paroxítona;
o verbo errar está no pretérito mais-que-perfeito.
o verbo errar está no pretérito mais-que-perfeito.
ER- RA - RÁ - é
uma palavra oxítona;
o verbo errar está no futuro do presente.
o verbo errar está no futuro do presente.
Use o acento, quando
necessário:
a) O menino comprara
sanduíches. (pretérito)
b) O menino brincara
amanhã. (futuro)
c) Mamãe comprara muito
pão. (futuro)
d) Ele jogara futebol no
campinho. (pretérito)
e) Ela limpara toda a
cozinha. (futuro)
14. Muito obrigada, eu
mesma, eu própria
• As mulheres devem
dizer: muito obrigada, eu mesma, eu própria.
• Os homens devem
dizer: muito obrigado, eu mesmo, eu próprio.
Complete corretamente:
a)
Muito................................, meu filho, disse vovó. (obrigado -
obrigada)
b) Mamãe,
muito.......................... pela paciência que você teve com minhas amigas,
disse Marina. (obrigado - obrigada)
c)
Eu............................ não sei como resolver o problema. (mesmo-mesma)
d) O garoto disse:
- Eu
......................farei os sanduíches. (mesmo ou mesma)
e) Eu............................não sei quando
poderei entregar os sanduíches. (próprio, própio)
15.Complete usando MEIO ou MEIA:
a) Maria chegou............................atrasada.
b) Petrolina é................................louca.
c) Mamãe engordou.........................quilo.
d) Levei...................torta para vovó.
e) Minha irmã está................ assustada com as
atitudes de Caloca.
16. Preencha as
lacunas com “há” OU “A”:
a) A loja fica....... pouco quilômetros daqui.
b)................instantes li sobre o Natal.
c) Eles não vão à loja porque........... mais de dois dias
a mercadoria acabou.
d)...............três dias que todos se preparam para a
festa do Natal.
e) Esse fato aconteceu ....... muito tempo.
f) Os alunos da escola dramatizarão a história do Natal
daqui ......oito dias.
g) Ele estava......... três passos da casa de André.
17.Preencha as lacunas abaixo com as formas verbais PÕE/
PÕEM:
a) Ele...............o coração naquilo que faz.
b) Os pais de Marcos................o dinheiro acima de
tudo.
c) Zeca...............as bolinhas de gude na mão de Marcos.
d) Todos ..................açúcar no café?
POR QUE / POR QUÊ / PORQUE OU PORQUÊ?
O uso dos porquês é um
assunto muito discutido e traz muitas dúvidas. Com a análise a seguir, pretendemos
esclarecer o emprego dos porquês para que não haja mais imprecisão a respeito
desse assunto.
Por que
O por que tem dois empregos diferenciados:
Quando for a junção da preposição por + pronome
interrogativo ou indefinido que, possuirá o significado de “por
qual razão” ou “por qual motivo”:
Exemplos: Por que você não vai ao cinema?
(por qual razão)
Não sei por que não quero ir. (por qual motivo)
Não sei por que não quero ir. (por qual motivo)
Quando for a junção da preposição por + pronome
relativo que, possuirá o significado de “pelo qual” e
poderá ter as flexões: pela qual, pelos quais, pelas quais.
Exemplo: Os lugares por que passamos eram
encantadores. (pelos quais)
Por quê
Quando vier antes de um ponto,
seja final, interrogativo, exclamação, o por quê deverá vir acentuado e
continuará com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.
Exemplos: Vocês não comeram tudo? Por quê?
Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro.
Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro.
Porque
É conjunção causal ou explicativa, com valor
aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”.
Exemplos: Não fui ao cinema porque tenho
que estudar para a prova. (pois)
Não vá fazer intrigas porque prejudicará você mesmo. (uma vez que)
Não vá fazer intrigas porque prejudicará você mesmo. (uma vez que)
Porquê
É substantivo e tem significado de “o motivo”,
“a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.
Exemplos: O porquê de não estar
conversando é porque quero estar concentrada. (motivo)
Diga-me um porquê para não fazer o que devo. (uma razão)
Diga-me um porquê para não fazer o que devo. (uma razão)
18.Use por que , por quê , porque e porquê :
a) ............................ninguém ri agora?
b) Eis....................... ninguém ri.
c) Eis os
princípios ....................... c) Ela não aprendeu,
.........................?
d) Aproximei-me .....................todos queriam me ouvir. e) Você está assustado, ........................?
f) Eis o motivo............................errei.
g) Creio que vou melhorar.........................estudei muito.
h) O.......................... é difícil de ser estudado.
i) ....................... os índios estão revoltados?
Coloque: Por Que, Porque, Por Quê Ou Porquê:
01. Quero saber ** estou assim.
02. Foi reprovado e não sabe **.
03. ** você está tão aborrecida?
04. Não vais à aula **?
05. Reagi à ofensa ** não sou covarde.
06. Ignora-se o ** da sua renúncia.
07. São ásperos os caminhos ** passei.
08. Não saí de casa, ** estava doente.
09. Não foi ao baile, ** não tinha roupa.
10. Quero saber ** não me disse a verdade.
11. Quero saber ** foste reprovado.
12. ** os países vivem em guerra?
13. Quero saber o ** de sua decisão.
14. **sinais o reconheceram?
15. Não sei ** motivo ele deixou o emprego.
16. Ele não viajou**?
17. Ester é a mulher ** vivo.
18. Eis ** o trânsito está congestionado.
19. Ele viajou ** foi chamado para a reunião.
20. Lutamos ** haja maior justiça social.
21. Ele deve estar em casa ** a luz está acesa.
22. ** você não vai ao cinema?
23. Aquele é o moço ** ela se apaixonou.
24. A professora quer um ** para tudo isso.
25. Você é a favor ou contra? **?
26. Estava triste sem saber **.
27. Paulo não veio à aula ** não tem caderno.
28. Não sei ** não quero ir.
29. Muitos protestaram, mas não havia **.
30. Vocês brigaram, meu Deus, **?
31. Chegue cedo ** o estádio vai ficar lotado.
32. O espetáculo foi cancelado ** chovia muito.
33 As causas ** discuti com ele são particulares.
34. Ele não foi ** estava doente.
35. Abra a janela ** o calor está insuportável.
36. Parou **?
37. Se ele mentiu, eu queria saber **?
38. ** você não foi?
39. Gostaria de saber ** você não foi.
40. Só eu sei as esquinas ** passei.
41. A situação se agravou ** muita gente se omitiu.
42. Dê-me ao menos um ** para sua atitude.
43. Você tem coragem de perguntar **?!
44. ** você agiu daquela maneira?
45. Indaguei o ** do seu mau humor.
46. Não se sabe ** tomaram tal decisão.
47. Não sei **?
48. Não julgues ** não te julgues.
49. Creio que os ** mais uma vez não vieram à luz.
50. É fácil encontrar o ** de toda essa confusão.
51. ** ninguém apareceu até agora?
52. Não sei ** não quero ir ao cinema.
53. O túnel ** deveríamos passar desabou ontem.
54. Claro. **?
55. Não sei o **!
56. ** há poucas escolas no país?
57. O avião não decolou **?
58. A chance ** esperava é essa.
59. Ela não me ligou e nem disse **.
60. Não posso casar ** estou desempregado.
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