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ATIVIDADES SOBRE FONÉTICA
1. Dê exemplos de palavras com o fonema em destaque e que devem ser escritas com...
FONEMA
|
GRAFIA
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EXEMPLO
|
TRANSCRIÇÃO
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/S/
|
S
SS
SC
C
Ç
X
XC
XS
Z
|
||
/Z/
|
S
Z
X
|
||
/X/
|
X
CH
|
||
/J/
|
G
J
|
||
/K/
|
C
Q
QU
|
||
/G/
|
G
GU
|
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Língua Portuguesa – Fonética
1) Leia
o poema abaixo de Cecília Meireles e faça a transcrição fonológica:
O vento voa,
A noite toda se atordoa,
A folha cai.
Haverá mesmo algum pensamento
Sobre essa noite?
Sobre esse vento?
Sobre essa folha que se vai?
2) Indique
o número de letras e o número de fonemas:
Voa vento pensamento
Haverá folha nunca
Esse que sobre
3) Transcreva da primeira estrofe:
- um exemplo de hiato
- dois exemplos de dígrafo
consonantal-
- um exemplo de ditongo decrescente
4) Transcreva da segunda estrofe:
- três
dígrafos vocálicos
- três
dígrafos consonantais
- dois
encontros consonantais
5) Sublinhe os
encontros vocálicos das palavras e classifique-os:
Ficou
tão
Lábio
navio
Oceano fria
Vou papéis
Quais
nua
6) Separe as
sílabas e classifique os ditongos abaixo como no modelo:
Ci-ên-cia – SV + V = ditongo crescente
Mais
área
Outro
pátio
Água
lei
Céu
planície
Irmão carência
7) Separe as sílabas e
classifique foneticamente os elementos sublinhados:
Quem
cheiro
Contra produto
Tamanho alarmante
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EXERCÍCIOS:
1) O
que é FONEMA?
2) O
que é GRAFEMA?
3) Escreva
no espaço reservado o fonema que é representado pelas letras sublinhadas nas
palavras. Veja o exemplo:
a)
gago – gula – guerra
– guitarra – guiso: Fonema /G/
b) quero – querida – coco – cuca – quadro :
c) ganhar – ninho – pinheiro
:
d) galho – folha – palha:
e) chafariz – chuchu – tocha:
f) abacaxi – ameixa – mexer
– puxar:
g) luxo – encher – enxame
– cochilo – xícara:
h) agiota – argila – geada :
i)
jeito
– rejeitar – jiboia :
j)
berinjela
– cafajeste – angélico – algema
:
k) alteza – azedo – aspereza:
l)
exagero
– exaltar – exato –
m) casa – raso – esposa
:
n) censura – cansaço
– cebola – assunção – centavo :
o) maciço – ascensão – descansar :
p) pêssego – remessa – russo
– cresço – crescer :
q) auxílio – exceto – trouxe
– texto – próximo :
4) Que
conclusões podemos tirar da realização da tarefa anterior?
5) Faça
a transcrição fonológica das palavras abaixo:
Campo – lâmpada – tampa – rampa – tempo –
lendo – tempestade
Lomba – conde – tombar – tonta –
mundo - fundo – tumba
Banana – nenê – número – mola – mula –
caneta
Bola – ferro – gola – feno – bolo –
gota
6) Faça
a transcrição fonológica dos versos da música “Pensamento” do grupo “Cidade
Negra”:
“Você precisa saber o que passa
aqui dentro
Eu vou
falar pra você
Você vai
entender a força de um pensamento
Pra nunca
mais esquecer.
Pensamento é um momento
Que nos
leva à emoção
Pensamento positivo que faz bem ao coração.”
7) Retire
da música :
- os encontros consonantais
perfeitos:
- os
encontros consonantais imperfeitos:
- os dígrafos vocálicos:
- os dígrafos consonantais:
- os ditongos:
- os hiatos:
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MODELO DO RELATÓRIO DO TRABALHO
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MODELO DO RELATÓRIO DO TRABALHO
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